Poderes
Em um sufrágio hiper criticado por observadores internacionais, Vladimir Vladimirovich Putin (picture: Kremlin.ru) foi reeleito para mais um mandato presidencial, podendo, então, superar a gestão de Joseph Stalin (1924-1953, 29 anos) e se tornar o mais longevo mandatário russo nos últimos 200 anos.
No capítulo: além das controvérsias sobre a invasão da Ucrânia e políticas de expansão da influência russa sobre as ex-repúblicas soviéticas, acirrando as tensões com Washington e a OTAN, Putin tem obtido vitórias estratégicas para a consolidação de Moscou como aliado essencial em vários países africanos, especialmente da região do Sahel e do próprio mundo árabe.
Em tempo: apesar da guerra em Gaza, Israel aprofunda laços diplomáticos e econômicos com Marrocos, Bahrein e Emirados Árabes, posicionando-se, assim, em avançado processo de aproximação com a Arábia Saudita. Riyadh, contudo, impõe como condição para o estabelecimento de plenas relações diplomáticas com Tel Aviv, a criação do Estado Palestino.
Enquanto isso, o Presidente Angolano João Lourenço – à direita, com o Presidente Sul-Africano Cyril Ramaphosa (flash: Governo da África do Sul -Flickr Oficial) vem se tornando peça-chave como mediador de várias crises regionais africanas, especialmente na condução de canais políticos para evitar a escalação do conflito entre a República Democrática do Congo e Ruanda.
E mais: membro da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola figura entre os países mais ricos da África e a capital Luanda é um importante hub de business, tendo, inclusive, importante fluxo de turistas e empresários brasileiros com investimentos e negócios na região.