Gastronomia

A tradição cearense do pão de coco. Descubra qual o melhor da cidade…

por Leo Gondim*

Chef padeiro Evandro Gomes

Estamos na Quaresma (quarenta dias entre o Carnaval e a Semana Santa) que para os Cristãos é um período de reflexão sobre a vida e sobre a nossa existência neste mundo, visto que ela termina com a ressurreição do Salvador do Mundo, Jesus Cristo…

No Ceará temos uma bela tradição ligada à gastronomia, mais especificamente, à panificação, sim, aquela do Pão Nosso de Cada Dia, que é o consumo diário do famoso Pão de Coco.

Essa tradição decorre da grande fartura que temos do coco verde em nosso Ceará, terra de Rachel de Queiroz que tanto apreciava a preciosidade.

São muitos os locais que vendem o Pão de Coco nesta época, mas nem todos têm o cuidado de fazer uma preparação com ingredientes de primeira qualidade, respeitando o tempo de fermentação etc.

Resolvi, então, partilhar uma descoberta maravilhosa: um dos melhores Pão de Coco da nossa bela Fortaleza. Depois de muito procurar fui descobrir um excelente Chef Padeiro, o Evandro Gomes da Costa, e sua Delicatessen. O local é frequentado por muita gente famosa da cidade e tem até pesquisadores portugueses que já fizeram artigos sobre o maravilhoso Pão de Coco do Evandro.

É ele que prepara a massa, cheia de pedacinhos de coco, que vão resultar em pães arredondados e muito saborosos. A produção é diária e a grande novidade é que o Pão de Coco é estrela durante o ano inteiro. Indico, sem medo, o Pão, sem contar com as outras deliciosas preparações de panificação.

Pão de batata doce

O Chef Evandro Gomes tem quase quatro décadas de experiência e é uma das personalidades mais respeitadas no mercado de panificação em Fortaleza. A simpatia, o bom humor e o respeito pelos clientes foram seus grandes aliados por todos esses anos, desde a época em que gerenciava a Padaria Luciana, pertencente à família Pellágio & Oliveira, tradicional clã português no Ceará, fundadores da Fábrica Estrela, Padaria Lisbonense e Panevita, dentre outras.

Além do incomparável Pão Carioquinha, é possível saborear os mais variados tipos de pães: Pão com Coco, Pão de Leite, Pão na Massa de Brioche, Pão de Queijo, Pão Integral com Grãos Especiais, Pães Doces, Pães com Gergelim, Pães Rústicos, Pães Caseiros, Pão do Amor, Pão de Alho e muito mais.

Dependendo da sua idade, você talvez não lembrará, mas, antigamente, padaria era o local para apenas comprar o pão e levar pra casa. O sr. Evandro e o saudoso sr. Mário Borges & Oliveira estão entre os precursores na capital cearense ao transformarem a padaria em um espaço onde famílias passaram a se reunir para tomar seu café da manhã e, logo em seguida, também viraram casas de sopas.

 Continuando com a ideia de que padaria é um ambiente para fazer uma boa refeição, seja na semana antes e/ou depois do trabalho, seja aos fins de semana com sua família, eis que destacamos alguns itens do nosso cardápio, já consagrados pelos clientes: diferentes tipos de caldos & sopas, tapiocas recheadas, Maria Maluca, panetones e sanduíches.

Mas os grandes destaques ficam por conta dessa dupla, tipicamente nordestina: Lampião e Maria Bonita, pratos regionais com cuscuz, carne de sol ou moída ou frango, queijo coalho, ovo e salada.

Descubra também o lugar e a simpatia do Chef Evandro e você se tornará, como eu, um cliente fiel.


Lugares & Sabores
(*)  O Chef Leo Gondim é formado em Gastronomia, aperfeiçoado no Cordon Bleu de Paris (França), professor de Gastronomia da UFC, Consultor em Planejamento e Elaboração de Cardápio e Doutorando em Alimentação/ Turismo/ Geografia pela UFC. Email: chefleogondim@gmail.com

Compartilhar