GastronomiaLugares & Sabores

As novidades da Copra

por Leo Gondim*

A qualidade e os benefícios do óleo de coco e de seus derivados

Como Chef de Cozinha, recebi da Copra produtos de excelente qualidade para utilizar no preparo de alimentos e de preparações de alta gastronomia. Como sempre resolvi fazer alguns testes em pratos e apresentá-los a vocês, e, como presente, envio a receita de um deles. Hoje, apresento esses maravilhosos sabores.

Pioneira no Brasil no desenvolvimento de óleo de coco extravirgem e líder de mercado na categoria, a Copra está em constante atualização de seus processos, sempre com o objetivo de oferecer a diversidade na aplicação dos produtos, praticidade nas embalagens e alimentos saudáveis. Seu portfólio contempla vários públicos e demandas. São produtos vegan, sem glúten e sem lactose.

Mantendo essas características, a empresa apresenta ao mercado duas versões do óleo, em embalagem pet de 1 litro: Óleo de Coco Extravirgem e Óleo de Coco Sem Sabor.

O óleo de Coco Sem Sabor mantém praticamente as mesmas propriedades da versão extravirgem. Excelente para uso culinário, na gastronomia, confeitaria e food service em geral. Substitui outros óleos vegetais em frituras, assados e refogados. Suporta altas temperaturas sem sofrer modificação nutricional. É uma opção para as pessoas que não querem o sabor do coco, podendo ser utilizado em receitas simples no dia a dia para refogar feijão, arroz, legumes, tortas, folhosos, para grelhar, fazer bolos e doces, entre outras preparações culinárias. Muitos Chefs o utilizam inclusive para preparação de queijos e requeijões veganos.

Os consumidores encontrarão os dois lançamentos – Óleo de Coco Extravigem e Óleo de Coco Sem Sabor em embalagem pet de 1 litro nas grandes redes de varejo, lojas de produtos naturais e hipermercados. A embalagem também é indicada para o segmento do food service e para aplicações gastronômicas.

Peixada Cearense

Ingredientes:
50ml de óleo de coco;30 ml de manteiga de coco;
8 dentes de alho;
2 cebolas cortadas ao meio;
2 tomates cortados ao meio;
2 pimentões cortados ao meio; ½ unidade de chuchu;
100g de repolho fatiado, 2 unidades de pimenta de cheiro;
1 posta de pescada amarela, pargo, arabaiana ou sirigado;
½ maço de coentro picado;
½ maço de cebolinha cortada;
2 batatas cozidas cortadas ao meio;
3 ovos cozidos. Acompanha pirão feito com o caldo do peixe.

MODO DE PREPARO

1. Aqueça o óleo de coco e uma colher de manteiga de coco, refogue a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, o chuchu, o repolho e a pimenta;
2. Junte o peixe em postas e adicione água e as batatas;
3. Quando levantar fervura, adicione as ervas e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo;
4. Ajuste o tempero e coloque os ovos;
Sirva com pirão e arroz branco.

Benefícios

O Óleo de Coco Extravirgem Copra, com diversos estudos científicos, comprova a rica fonte de glicerol, ácidos graxos e triglicerídeos de cadeia média, como o ácido láurico (só encontrado em quantidade significativa no leite materno humano), ácido caprílico, ácido cáprico, ácido mirístico e ácido palmítico, dentre outros. Possui baixa quantidade de ácidos graxos insaturados, contém quantidades consideráveis de Vitamina E, compostos fenólicos com atividades antioxidante. Além de fornecer imunidade.

Tem multiaplicações: pode ser utilizado na culinária cotidiana, em substituição aos óleos convencionais, para preparo de massas, cremes, confeitaria, na salada, para untar formas, finalizar pratos, entre outras aplicações gastronômicas, inclusive é muito utilizado na culinária vegetariana. No campo da beleza, já é sucesso consolidado, pode ser aplicado para tratamento de cabelos, para hidratação de pele, entre outras aplicações cosméticas.

Copra

É uma indústria alimentícia especializada no processamento de coco seco. Foi criada há 22 anos, em Maceió (Alagoas), onde mantém sua sede, hoje, numa área de 23000 m2. Tem 350 colaboradores diretos.

É uma companhia preocupada com os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Prêmios

Em 2018 a Copra foi agraciada com o Prêmio Geração de Negócios, concedido à empresa pela APAS-Associação Paulista de Supermercados. Em sua segunda edição, o Prêmio Geração de Negócios celebra os resultados positivos alcançados por parceiros, patrocinadores e expositores da APAS Show 2018, e a Copra foi uma das vencedoras do troféu.

Copra Ambiental e o Instituto Biota juntos na preservação da vida marinha- a Copra está alinhada ao Instituto Biota de Conservação, criado para promover a conservação da fauna marinha e seu habitat, com foco em mamíferos e tartarugas. Além do apoioà entidade, a Copra também colabora na limpeza das praias. Trata-se de uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada há nove anos, em Maceió.

Empresas como a Copra merecem a valorização dos brasileiros, pois trabalham para trazer ao consumidor produtos de primeiríssima qualidade e imenso sabor do que é nosso, o coco. Outras receitas vocês encontram no meu Instagram ou Facebook @chefleogondim e Leopoldo Gondim Neto Gondim.

Sucesso Copra!!!


Lugares & Sabores
(*)  O Chef Leo Gondim é formado em Gastronomia, aperfeiçoado no Cordon Bleu de Paris (França), professor de Gastronomia da UFC, Consultor em Planejamento e Elaboração de Cardápio e Doutorando em Alimentação/ Turismo/ Geografia pela UFC. Email: chefleogondim@gmail.com

Compartilhar

Deixe seu comentário