News

M.Dias Branco é a melhor empresa da categoria alimentos de 2020

Líder nacional em massas e biscoitos, a M.Dias Branco (mais de 65 anos de existência) é reconhecida como a Melhor Empresa na Categoria Alimentos 2020. Quem atesta e divulga essa condição é a revista IstoÉDinheiro via Prêmio Melhores da Dinheiro, na edição 17, que seleciona as empresas que projetam o que há de melhor na cena produtiva nacional, a partir de seus resultados e práticas de gestão, principalmente ante um cenário econômico ainda mais desafiador por conta da pandemia da Covid-19.

E, assim, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos (tem ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3) obteve a pole position entre as empresas do mercado de alimentos, considerando a avaliação em cinco dimensões de sua gestão: Sustentabilidade Financeira, Recursos Humanos, Inovação e Qualidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa. A pontuação conquistada em cada parâmetro origina-se a partir das inscrições das empresas, após o cruzamento de dados pelas consultorias Standard & Poor’s Global Market Intelligence e Economatica, que avaliam critérios fundamentais no negócio que extrapolam o desempenho financeiro.

No capítulo: a M.Dias Branco -encerrou 2019 com faturamento líquido de R$6,1 bilhões, EBITDA de R$772,1 milhões e lucro líquido de R$556,9 milhões, implementando, ano passado, um grande projeto focado em produtividade, a partir da revisão de praticamente todos os processos da companhia. Na lista de medidas adotadas, pode-se citar a introdução de robôs em plantas industriais, investimentos em inovação, revisão da estrutura logística, entre outros itens. A intenção do projeto? A captura de grandes oportunidades na redução de custo, a partir da implementação de ações que objetivem um melhor desempenho operacional e aperfeiçoamento de processos.

O sucesso é assim

Gustavo Theodozio, vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M.Dias Branco

A iniciativa de produtividade, quando aliada às melhorias previstas na estratégia comercial (englobando ações relacionadas a preços, embalagens e seus formatos, atendimento comercial por canais e investimentos em marketing) estimulou o crescimento da lucratividade da M.Dias Branco, que nos resultados de 2T20 atingiu o recorde trimestral em Receita Líquida, com crescimento de 22,2% com referência ao mesmo período de 2019, enquanto o lucro líquido subiu 51,5%.

Palavras do vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M.Dias Branco, Gustavo Theodozio (picture: Divulgação):

– Do ponto de vista de resultados financeiros, a M.Dias Branco colheu ao longo do primeiro semestre de 2020 os resultados do programa de produtividade e manteve os investimentos previstos no planejamento estratégico de crescimento.

E, então, como resultado desse esforço, ao longo do segundo trimestre, a M. Dias Branco, a partir de suas 19 marcas, consolidou sua liderança em biscoitos, com 34,5% de participação de mercado, 1,2 p.p. superior ao 1T20. O volume total de vendas do segundo trimestre foi 19% acima do mesmo período do ano passado.

Realizações e solidariedade

Com os desafios postos pela pandemia, a companhia concentrou suas energias em manter o abastecimento dos supermercados com seus produtos alimentícios e com a contratação de novos profissionais e oferta de incentivos financeiros. Outra prioridade para manter seu pleno funcionamento? Os cuidados com os protocolos de higiene e de distanciamento social.

Também em função da pandemia, a companhia fortaleceu a relação com os consumidores e com a comunidade a partir de campanhas de incentivo à doação de sangue pois os estoques dos hemocentros em todo o BR estavam baixos. E, com o projeto Você Doa. A Gente Doa, assinado por cinco marcas do seu portfólio (Fortaleza, Vitarella, Piraquê, Adria e Isabela), a M.Dias Branco destinou R$2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Detalhe: para cada bolsa de sangue arrecadada, foram destinados 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados, totalizando mais de R$2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País. A campanha abrangeu R$5 milhões em recursos financeiros, tornando a M.Dias Branco uma das 100 maiores empresas doadoras do país, atingindo a 69ª posição em ranking publicado pela Forbes.

O prêmio Melhores da Dinheiro reconhece as Melhores Empresas em 30 setores distintos e dá origem ao anuário 1000 Maiores Empresas da Dinheiro, que leva em consideração a performance financeira das mil empresas mais bem posicionadas no mercado nacional.

E ainda: as operações da M. Dias Branco Indústria e Comércio de Alimentos geram mais de 17 mil empregos diretos em  diversas regiões, atestando o seu compromisso com fatores importantes para o desempenho econômico e social do país.

Compartilhar

Deixe seu comentário